As hashtags se tornaram tanto uma forma de comunicação quanto uma ferramenta de marketing.
Legendas sarcásticas, piadas de uma linha e pesquisas em tendência se juntam às palavras-chave genuinamente funcionais e às hashtags focadas no usuário, abrangendo tanto postagens de conteúdo pessoal quanto de marca em todo o universo do Instagram.
Mas como você usa hashtags, qual é o propósito delas e como você maximiza a exposição do seu perfil usando hashtags?
Neste artigo, estamos falando sobre tudo relacionado às hashtags – incluindo como as marcas as usam para agrupar seu conteúdo, como os influenciadores as usam para proteger suas parcerias de marca e como os usuários podem acessar conteúdo específico por meio de pesquisas lideradas por hashtags.
O Que É uma Hashtag no Instagram?
Uma hashtag não precisa ser uma única palavra – pode ser um grupo de palavras de qualquer tamanho, precedido pelo sinal de hashtag. A adição deste sinal, combinada com o formato correto, transforma qualquer hashtag no Instagram em um link clicável. Clicar nesse link levará o usuário a uma página repleta de conteúdo que usa a mesma hashtag em sua legenda.
Alguns exemplos…
#segunda
#segundafeira
#naosepreocupesejahappy
Uma coisa que você notará sobre todas as hashtags acima é a falta de espaçamento e gramática e pontuação adequadas. Para que uma hashtag se torne um link clicável, ela precisa ser composta apenas por palavras e pelo símbolo de hashtag.
Onde Você Pode Usar Hashtags?
No Instagram, as hashtags são mais frequentemente usadas na legenda de uma nova postagem.
Ao adicionar hashtags relevantes que vinculam a postagem à sua indústria, à área local, à marca ou usuário e a outros setores relevantes e possíveis audiências, essa postagem se torna pesquisável por uma seleção mais ampla de usuários. Você verá que muitas páginas de negócios e postagens de marcas usam uma infinidade de hashtags, algumas das quais são nichos e altamente direcionadas, e outras das quais são mais amplas para atrair o maior número possível de usuários.
Mas mais sobre isso depois.
Além da legenda de uma nova postagem, as hashtags podem ser usadas nas histórias do Instagram, na biografia do seu perfil e como uma ferramenta de pesquisa para encontrar conteúdo relacionado aos seus interesses e preferências.
Como Pesquisar Usando Hashtags
- No Instagram, clique na lupa na parte inferior da tela
- Clique na barra de pesquisa, digite um símbolo ‘#’ e depois a palavra ou grupo de palavras que você está interessado
- Você verá dois tipos de resultado de pesquisa. O primeiro estilo de resultado é precedido por uma lupa, indicando uma pesquisa padrão. O segundo estilo de resultado é precedido por um símbolo de hashtag, indicando uma subseção do Instagram dedicada a essa única hashtag.
- Clique em uma das páginas de resultados que indicam uma pesquisa por hashtag, e você será levado a uma página repleta de conteúdo e postagens. O topo da página mostrará quantas postagens individuais usam aquela única hashtag e o convidará a seguir aquela hashtag.
Seguir uma hashtag específica adaptará o tipo de conteúdo que você vê no Instagram e terá uma forte influência em sua página de Descoberta e Explorar.
Existe um Número Ótimo de Hashtags Para Usar?
A resposta para esta pergunta depende em grande parte de onde você deseja usar hashtags.
Para uma biografia de perfil, tendemos a ver duas ou três hashtags tendo um impacto positivo na pesquisabilidade de um perfil. Como regra geral, essas hashtags devem ser bastante amplas e conectar diretamente o perfil com a indústria em que opera.
Por exemplo, se você está gerenciando o perfil de um varejista de vestidos de noiva, pode ter as hashtags #casamento, #vestidodenoiva e #diga-simaovestido. Todas essas são pesquisas conhecidas no mundo dos vestidos de noiva e atrairão potenciais clientes para seu perfil e para seu conteúdo.
Em uma postagem do Instagram, o aplicativo limitará o uso de hashtags a 30 hashtags individuais por postagem.
Mas se você nos perguntar, 30 é demais. Manter entre 10 e 15 deve ser mais do que suficiente, para cobrir os detalhes da postagem que você está compartilhando e algumas hashtags mais amplas específicas da indústria.
5 Dicas para Otimizar Suas Hashtags
Se você é um novo usuário do Instagram, ou novo na ideia de hashtags apoiando seu conteúdo e pesquisa no aplicativo, então esta seção é para você.
- Seja consistente com suas hashtags, e portanto com suas postagens. Tipicamente, contas que usam as mesmas hashtags repetidamente ganharão mais seguidores, porque os usuários verão que elas administram uma conta que compartilha conteúdo do qual estão interessados. Claro, enquanto estamos no tópico da consistência…
- Não apenas adicione uma hashtag a uma postagem não relacionada, apenas porque lhe renderá visualizações. Se você gerencia uma conta de varejo, então cada postagem deve estar relacionada ao seu público-alvo principal e à sua indústria, garantindo que as hashtags sejam sempre relevantes. Você não pode continuar adicionando a hashtag #cachorro às suas postagens só porque sabe que é algo que as pessoas procuram.
- Faça alguma pesquisa! Isso significa observar os influenciadores em sua indústria e alguns de seus principais concorrentes, para ver quais hashtags eles estão usando regularmente.
- Misture hashtags específicas e de nicho com as mais gerais. Esta é uma dica muito importante, pois impulsiona ambos os braços do marketing de sucesso no Instagram – ganhando curtidas imediatas através da hashtag mais ampla, enquanto garante que você também atraia um público mais dedicado usando as hashtags de nicho.
- Veja o que está em tendência e use hashtags em tendência para enquadrar parte do seu conteúdo. Uma conta e perfil do Instagram verdadeiramente bem-sucedidos misturarão conteúdo padrão com algumas postagens que exploram conceitos ou formatos em tendência – usando uma hashtag para conectar sua abordagem à tendência com outras.
No geral, as hashtags – quando usadas corretamente – podem tornar suas postagens mais pesquisáveis e sua conta mais amplamente disponível para os usuários certos. Ao mesmo tempo, como usuário, as hashtags podem direcionar suas pesquisas e levá-lo ao conteúdo que você está mais interessado.